Os alunos do Colégio Vila Militar Cescage aprenderam sobre noções básicas de robótica na aula desta sexta-feira, 1° de outubro, do projeto extracurricular Robótica Maker. Ministrada pelo engenheiro eletrônico Rodrigo Adamshuk Silva, coordenador do curso de Engenharia Elétrica do CESCAGE, e o engenheiro eletricista Rafael Schmidt Baumel, a atividade deu início ao projeto de desenvolvimento de um alimentador para animais automático.

O primeiro passo foi instruir os estudantes a pensar sobre o funcionamento do alimentador. Para isso, os professores ensinaram conceitos básicos de robótica com exemplos do dia a dia e como eles programariam robôs para realizar tarefas diárias. “Fizemos os alunos pensarem quais etapas e ações esta máquina teria que executar para que a ação de alimentar o animal fosse executada sem a ação do homem”, comenta o professor Rodrigo.

Na segunda parte da aula, os alunos colocaram em prática um modelo de dispositivo automatizado similar ao aparelho utilizado em estacionamentos de shoppings para detectar veículos estacionados e indicar a quantidade de vagas livres.

Os professores apresentaram sistema utilizando a plataforma embarcada Arduino, que conta com sensores, controladores e atuadores que, para facilitar a compreensão, foram comparados aos sistemas nervoso, sensorial e muscular do organismo humano.

As aulas de Robótica Maker do Colégio Vila Militar Cescage iniciaram no dia 20 de setembro. Ao longo do projeto, os alunos aprofundarão seus conhecimentos para dar continuidade ao projeto de Alimentador de Animais.