Atividade integra parte das atividades dedicadas ao Setembro Amarelo

Os alunos do Colégio Vila Militar CESCAGE acompanharam nos dias 1º e 2 de setembro, quarta e quinta-feira, palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio na infância e adolescência. Ministrada pelas psicólogas Cris Dayana Hormung e Luciana Vieitas Valente Rovere, as palestras deram início às atividades do Setembro Amarelo, iniciativa que desenvolve durante o mês atividades voltadas à saúde mental.

As psicólogas apresentaram dados sobre suicídio, como identificar sintomas de depressão e importância de buscar ajuda profissional. Também realizaram uma atividade com os alunos que consiste em fechar os olhos, pensar no colega sentado ao lado e tentar lembrar da sua aparência física. Hormung explica que o objetivo da dinâmica é estimular que as crianças e adolescentes se conheçam mais profundamente e reconheçam quando seus colegas não estejam bem.

Para além de sensibilizar os alunos, o objetivo da vinda das psicólogas é dar oportunidade que os motive a falar quando algo está lhes incomodando. “A adolescência é um momento de muitas mudanças e uma constante busca por uma identidade própria. Por isso é muito importante abordar o assunto no ambiente escolar”, comenta a psicóloga Luciana Valente Rovere.

A palestra também buscou conscientizar os professores sobre a prevenção ao suicídio na adolescência. “Marcas no corpo, mudanças de comportamento, faltas nas aulas, por exemplo, podem ser sinais de que os alunos estejam passando por uma situação complexa. Precisamos estar atentos para percebê-los e acolher os jovens”, afirma a professora de Ciências, Ana Carolina Barbosa.