The Blog

Dicas gerais

  • Insira no seu cronograma horário para alimentação, atividade física leve ao menos duas vezes na semana e horário para repouso; 
  • Coma alimentos saudáveis;
  • Durma todos os dias o suficiente …

Segunda-feira

Você deve seguir seu plano de estudo alternando os conteúdos do primeiro dia da prova do Enem.  Dedique-se às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Olhe a prova de Linguagens do ano anterior e, a partir dela, faça uma revisão dos conteúdos mais abordados e dos estilos mais comuns de questões. Não busque esse conteúdo pronto, é importante que você mesmo faça o mapa dessas questões.

#Dica
Se atente às matérias que tem maior peso no curso que você pretende prestar. Confira se restou alguma dúvida sobre os principais temas da disciplina que pode ser resolvida nos próximos dias.

Terça – feira

É o dia para se dedicar às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. É importante que você faça o mesmo trabalho do primeiro dia. Mapeie os conteúdos mais presentes.
Analise como os temas são cobrados, e quantos mapas, quantos textos e quantas imagens são apresentados na prova.

#Dica
Aproveitando que você estará imerso nas Ciências Humanas, relembre e exercite contextos de Atualidades – leia jornais, revistas e portais de notícias.

Quarta – feira

É importante que você reserve um dia para se dedicar à redação. Antes de começar a escrever, lembre-se de como o Enem vai avaliar esse texto. Procure se informar sobre os critérios de correção e as peculiaridades exigidas.
Lembra das dúvidas que restaram na segunda-feira sobre as questões de Linguagem? Feita essa redação, é uma boa hora para retomá-las. 

#Dica
Aqui, a rotina de estudos deve e precisa começar a ser reduzida, portanto, o final do dia, assista a algum filme (de preferência que o tema esteja relacionado aos conteúdos das provas.).

Quinta-feira

Comece o dia revisando os conteúdos de Ciências Humanas que você estudou na terça-feira e tire as dúvidas que podem ter aparecido. Procure focar naquilo que lhe parece mais importante pelas características da prova e pelo formato das questões. 

#Dica
Depois de ter revisado todas as áreas, chegou a hora de pensar na sua estratégia para realizar a prova. Qual pretende usar? Você vai pular as questões mais difíceis? Terá um critério de marcação para voltar a essas questões depois? Por onde pretende começar: pelas Ciências Humanas, por Português ou pela redação? “Mentalize esse plano de prova e coloque no papel para que você olhe para isso novamente às vésperas da prova.

Importante lembrar:
Primeiro dia: 3min para cada questão e 60min para a redação.
Segundo dia: 3min 30s para cada questão.
Aconselho deixar 30min para preencher o cartão de resposta.

Sexta-feira

“Na sexta-feira é essencial que você verifique o local onde realizará a prova e a melhor maneira de chegar lá.

Feito isso, dedique-se aos resumos que fez ao longo do ano. A cada frase que encontrar, tente contextualizar o tema, garantindo, matéria por matéria, que você tenha compreendido a essência dos conteúdos. Ao final do dia, retome a prova do último ano e veja se há algum aspecto dessa prova que incomoda. Se encontrar, analise sua importância na prova como um todo e, se muito necessário, corra atrás disso.

Sábado

No sábado, descanse. “Os grandes atletas, nas vésperas das provas importantes, fazem polimento. Ou seja, descansar, preparar-se e mentalizar a prova que está para acontecer. Faça do sábado um grande “polimento”.

#Dica
Evite conversas relacionadas ao quanto você estudou e comparações nesse sentido. 

Embora seja a véspera da prova, é dia de fazer exercícios físicos leves e alguma atividade que realmente ajude a relaxar. Dedique-se a refeições balanceadas e a uma boa noite de sono para que, no domingo, você esteja preparado não só intelectualmente, mas emocionalmente. Lembre-se que o Enem é uma prova muito exaustiva pelo número de questões que você terá que ler. 

Também separe seus documentos, materiais, lanche, máscara e água para levar para a prova. 

Com essas dicas, sua semana ficará mais organizada e você poderá relaxar no dia a dia para alcançar o melhor resultado possível no domingo.
Uma ótima prova, seja feliz!

Temas possíveis para a Redação

  • Assunto: Internet
    Tema:  Saúde mental: Cyberbullying, depressão e suicídio
    Tema:   Cultura do cancelamento 
    Tema:   Combate às Fake News
  • Assunto: Saúde coletiva
    Tema: A importância do SUS para a garantia à saúde no Brasil
    Tema: A telemedicina no Brasil
    Tema: A dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil
  • Assunto: Pandemia
    Tema: O novo normal
    Tema: Consumismo pós-pandemia
  • Assunto: Educação
    Tema: O ensino a distância e os desafios do uso de tecnologia na educação
    Tema: O aumento da evasão escolar em tempos de pandemia
  • Assunto: Meio ambiente e animais
    Tema: Relação entre desmatamento e o surgimento de novas epidemias
    Tema: O combate aos maus-tratos a animais
  • Assunto: Racismo
    Tema: A persistência do racismo estrutural no Brasil