The Blog

Durante o ano de 2019, o Colégio Vila Militar Cescage foi pioneiro ao acrescentar no currículo do ensino fundamental o curso “Cuidados com Animais”, onde os alunos vivenciaram a Educação Assistida por Animais (EAA) e tiveram contato com diversas espécies de animais.

De acordo com  a Médica Veterinária, Dra. Erika Zanoni, os principais objetivos alcançados pela proposta são: a compreensão dos mecanismos que envolvem o sofrimento animal e as práticas para tentar minimizá-lo, o despertar da consciência ecológica e interesse aos assuntos relacionados ao meio ambiente, e a compreensão das etapas da vida dos mamíferos (nascimento, reprodução e morte).

Além disso tudo, a EAA colabora para que as crianças construam um conhecimento maior com relação aos direitos dos animais e guarda responsável, pontos muito importantes para evitar o sofrimento e maus-tratos.

Durante o curso, os alunos puderam contribuir com o aumento do número de abelhas através da construção do jardim do mel, onde foram colocadas abelhas sem ferrão para que elas produzissem mel e se reproduzissem. Os alunos também tiveram contato com animais marinhos e receberam conhecimentos sobre emergências com animais peçonhentos e sobre doenças zoonoses.

            Ao concluir o curso, no dia 29 de novembro foi realizada a cerimônia de formatura com entrega de certificados com a presença de pais e convidados no colégio!